A plataforma de avaliação de crédito dos clientes ganhou uma nova atualização com o lançamento da plataforma Serasa Score 2.0. A empresa anunciou que o serviço foi reformulado, dando maior peso para o consumidor que estiver com as contas em dia do que ao histórico de dívidas. Além disso, outra novidade diz respeito à inclusão de dados do SPC Brasil à plataforma.

Segundo o Serasa, neste novo modelo o cálculo irá atribuir ainda mais peso aos consumidores que são bons pagadores e possuem hábitos financeiros saudáveis, informações que vem juntamente ao Cadastro Positivo, que revela o histórico de pagamentos, como cartão de crédito, limite de crédito, empréstimos, dentre outros.

Os usuários do app Serasa já conseguem observar a atualização do seu score e nos próximos dias será possível notar também as atualizações nas demais plataformas. Os entes do mercado varejista e de crédito já possuem acesso ao Score 2.0.

Uma das possibilidades que são potencializadas por esse novo sistema é que ele disponibiliza o impacto que cada ação possui no cálculo da pontuação. Desse modo, fica muito mais simples e fácil fazer um planejamento financeiro mais eficaz, analisando como cada decisão irá impactar o Serasa Score.

O diretor da Serasa, Lucas Lopes, que trabalha com o Serasa Score, aponta que as mudanças observadas nos hábitos de consumo dos clientes durante os últimos anos foram um dos motores mais importantes para essa mudança. Em 2020, através do Cadastro Positivo, o Serasa passou a ter acesso aos dados positivos dos usuários, quem é bom pagador, contribuindo assim de forma precisa para a plataforma. No mesmo ano, a plataforma atualizou e passou a dar mais informações aos usuários com os feedbacks referentes ao porquê da nota.

“A grande mudança é que esse score se tornou bem mais positivo, demos maior peso às informações do cadastro positivo. Começamos a ter mais dados sobre dívidas, com dados da base do SPC Brasil, o que deixa mais preciso a tomada de decisões de crédito dos clientes”, afirma.

O que é o Serasa Score?

O Serasa Score é uma pontuação de crédito de 0 a 1000 e aponta para o mercado quais são as chances de o cliente não pagar as suas contas em dia. Logo, ele mostra qual é o nível de risco de se fornecer crédito a uma pessoa, tendo como base o seu comportamento financeiro atual.

O Score 2.0 pode ser usado através do aplicativo disponível tanto na App Store quanto na Play Store, ou pela versão website, através do serasa.com.br.

Como modificar o score de crédito?

O diretor do Serasa aponta que, apesar da grande quantidade de oferta de dicas de como melhorar o score de crédito e até mesmo serviços que prometem esse tipo de aumento, não existe segredo: o que impacta na pontuação é ser um bom pagador.

“A realidade é que não existe milagre para subir os pontos, pois o que temos atrás é um sistema que realiza o cálculo. Por conta disso, lançamos no nosso site o manual do Score Serasa, onde as pessoas poderão ver os pontos mais técnicos, tirar dúvidas de como é realizado esse score”.

Ele ainda diz que com a chegada do Score 2.0 e a reformulação dos cálculos da pontuação, grande parte dos usuários irão conseguir um aumento de pontos. “Há uma mudança realmente significativa, estamos com um modelo bem mais preciso, em especial relacionado ao crédito. Temos migrações de risco em razão de termos mais dados sobre os clientes (incluindo aqueles dados oriundos do Cadastro Positivo)”.

“(Para estabelecer o score anterior) A gente analisava bastante o hábito negativo dos usuários, hoje temos mais informações e analisamos hábitos mensais, se a pessoa faz o pagamento das contas em dia ou não. Antes, não existiam informações positivas e seria prejudicado em razão de débitos passados”, complementa ele.

Taxa de juros

Essa maior relação entre o score e a realidade do consumo dos clientes pode fazer com que a taxa de juros sobre o crédito possa ser amenizada ou flexibilizada, acredita o Serasa. Lucas diz que o novo Serasa 2.0 tem esse ponto positivo, mas que deve depender também da boa vontade das instituições financeiras.

Dicas importantes!

  • O que faz o score diminuir: não pagar dívidas, utilizar o cheque especial, estar em busca de crédito constante;
  • O que faz o score aumentar: pagar as contas em dia, usar crédito e pagá-lo na data correta;
  • Consumidor modesto x consumista: o que vai influenciar o score é se ele faz o pagamento em dias. O que faz mais uso de crédito, faz sim, diferença, uma vez que o sistema conhece mais aquele consumidor que é ativo no mercado.

O diretor do Serasa aponta: “Quem paga tudo em dia faz diferença, já quem paga o mínimo da fatura de crédito, por exemplo, terá a sua pontuação penalizada”.