Entender e ficar a par dos riscos de investir sem conhecimento é muito importante. Afinal, antes de aplicar seus recursos financeiros, seja na bolsa de valores ou no tesouro direto, por exemplo, é fundamental ter informações. Ora, de nada adianta ter R$ 100,00 ou R$ 10 mil se você não entende o mínimo sobre o mercado financeiro.

Com muito ou pouco dinheiro, há várias alternativas disponíveis, e algumas podem trazer riscos desnecessários para você. Logo, muito mais importante do que entender como investir, é saber como investir de forma correta. Desse modo, você será capaz de evitar riscos e terá mais chances de ter um bom rendimento.

Sem sombra de dúvidas é provável que você já esteja a par de alguns conceitos que devem ser avaliados: rentabilidade, prazos, dentre outros, porém é fundamental ir além para não cometer erros de iniciantes. Sendo assim, confira abaixo quais são os riscos de investir sem conhecimento!

Não diversificar os investimentos

Quando se fala em investir, sempre existe risco, que pode ser em maior ou menor proporção, segundo o tipo de aplicação financeira. Como uma forma de equilibrar as perdas e os ganhos, é sempre importante ter investimentos diversificados.

Não é interessante e nem inteligente se tornar refém da rentabilidade de um único investimento, o ideal é que você distribua o seu capital em vários fundos de renda fixa e variável. Inclusive, este é o segredo para conseguir passar por tempos difíceis.

Imagine você que quer começar a investir e aplica todos os seus recursos em um único mercado. Com uma crise financeira, é muito provável que você perca boa parte do seu patrimônio por um erro bobo. Logo, pensando nesse tipo de situação é que se fala em diversificar os investimentos.

Investir em serviços de alto custo

Um dos principais riscos de investir sem conhecimento é fazer aplicações financeiras em serviços de alto custo. É claro que um dos pontos mais importantes para se avaliar é sempre a rentabilidade e a segurança do investimento. Contudo, outros custos devem ser levados em consideração também.

Agora deve ser o momento que você deve estar se perguntando: “Mas, como assim?”. É simples! Quando você investe em renda fixa, por exemplo, os bancos e corretoras cobram uma taxa pela administração do serviço, o que pode diminuir de forma drástica sua rentabilidade.

Então, para não perder dinheiro, sempre pesquise, compare e negocie as melhores condições antes de optar por um serviço de investimento. Hoje, com tantas opções, é possível fazer bons acordos, com taxas mais em conta, menos burocracia e rendimentos superiores.

Comprar títulos com baixa liquidez

Para começar a fazer investimentos, é necessário aplicar em títulos que ofertem uma liquidez razoável para casos de imprevistos. Como sempre é mencionado, é importante que você alinhe suas metas com as suas aplicações financeiras. Dessa forma, será possível saber se você deve priorizar rentabilidade ou liquidez no momento de escolher seus investimentos.

Normalmente, quem está começando não tem um grande capital para aplicar. Assim, ficar preso em fundos que não ofertam acesso rápido ao dinheiro pode ser um grande risco. Então, é importante evitar o erro de comprar títulos com baixa liquidez, sendo esse um dos principais riscos de investir sem conhecimento.

Acreditar que não é possível investir sozinho

Quando você não tem o conhecimento necessário sobre o mundo dos investimentos é bem provável que acredite não ser capaz de realizar aplicações financeiras sozinho, o que é uma grande inverdade.

É claro que o gerente da sua instituição financeira é uma pessoa capaz de assessorar seus investimentos. No entanto, é importante compreender que toda e qualquer instituição tem como objetivo o lucro. Logo, nem sempre os conselhos dados por ele serão os adequados para você.

Desse modo, você precisa compreender que sim, é possível investir sozinho, por conta própria, desde que você se esforce, estude e busque conhecer sobre o mercado. Hoje com a internet, a informação ficou muito mais próxima, cabendo somente a você buscar um melhor entendimento de qualquer assunto.

No mundo das finanças não é diferente, já que são diversas as plataformas e canais que te ensinam e ajudam a investir. Logo, não importa o seu nível de conhecimento inicial, se você é um especialista ou não, é possível trilhar esse caminho sozinho. Por essa razão, acredite em si mesmo e na tecnologia a que você tem acesso. Com conhecimento e dedicação, qualquer um pode se tornar um investidor e começar a fazer o dinheiro trabalhar para si e não o contrário.

Conclusão

Agora você conhece uma série de riscos de investir sem conhecimento e, como visto, eles são muitos. Então, prepare-se para fazer as suas aplicações financeiras de forma adequada, analisando todos os pontos aqui citados e garantindo assim uma rentabilidade melhor.