Tive a solicitação do cartão de crédito negada. E agora? É sabido que o cartão pode sim ajudar nas finanças pessoais, pois facilita e muita a vida do consumidor quando usado de maneira correta. Afinal, ele permite as compras parceladas e é possível estabelecer o melhor dia para o vencimento da fatura.

No entanto, nem todos os clientes conseguem ter acesso a esse produto, pois é comum que diversos pedidos sejam negados diariamente. E então surge a dúvida: por que não fui aprovado? Ora, há diversas razões e abaixo estão detalhadas as principais delas. Confira!

Falta de documentos ou dados incorretos

Teve o pedido do cartão de crédito negado mesmo estando com o nome limpo? O erro pode ter sido no momento de fornecer seus dados. Ao realizar a sua solicitação, é fundamental que todas as informações fornecidas estejam corretas, em especial aquelas que envolvam a sua renda.

Quando os dados são enviados, o banco fará uma verdadeira análise, bem minuciosa, e, caso encontre qualquer dado divergente, poderá cancelar de modo automático o pedido. Por conta disso, é fundamental que, quando for fazer a sua solicitação, você anexe todos os comprovantes e documentos, enviando as cópias de tudo que é solicitado, uma vez que a instituição financeira pode negar o seu pedido pelo simples fato de a documentação estar incompleta.

Nome sujo no SPC ou Serasa

Os clientes que estão com nome sujo, seja no SPC ou Serasa, dificilmente conseguem ter acesso a um cartão de crédito. Essa é uma premissa simples de qualquer instituição financeira e não existe negociação para mudar essa situação.

Isso acontece porque o banco escolhe os perfis de pessoas definidas como boas pagadoras para liberar o crédito do cartão, pois elas irão cumprir com as suas responsabilidades financeiras. No entanto, se o cliente não é capaz de honrar seus débitos, a instituição financeira corre o risco de ficar no prejuízo. Então, se o seu nome está no SPC ou Serasa, o pedido do cartão de crédito negado será uma realidade.

Nome limpo, mas histórico de devedor

Agora se você não tem o nome sujo porque quitou todas as suas dívidas, isso não significa automaticamente que seu pedido vai ser aprovado. Afinal, o seu histórico de débitos ainda permanece e o banco dificilmente irá confiar em você e na sua capacidade de pagamento.

Ser um mau pagador tem um peso e influência na decisão do banco em liberar ou negar a solicitação do cartão de crédito. Aliás, em casos de dívidas que caducam, por exemplo, o histórico de não pagamento fica lá em evidência.

No entanto, se a pessoa for correntista do banco em que está pedindo o cartão de crédito, isso auxilia no processo. Nesse caso, a instituição financeira já sabe o perfil bancário do cliente e a responsabilidade com o pagamento. Nesse caso, a dica é pedir um cartão de limite baixo, para ir aos poucos construindo um histórico de bom pagador e posteriormente ter um aumento no crédito liberado pelo banco.

Renda informada é menor que o mínimo exigido

Quando você pede um cartão de crédito pela internet, é necessário preencher todas as informações que são exigidas para a liberação do produto, em especial o valor da renda mensal mínima solicitada. Afinal, os valores exigidos pelos cartões são diferentes, pois cada um visa atingir um público diferente.

Normalmente para os cartões de créditos nacionais, que são aceitos somente no Brasil, o valor da renda mínima tende a ser mais baixo. Em várias situações, a renda mínima exigida é de um salário mínimo. Por sua vez, os cartões internacionais, que podem ser usados em todos os países, têm a renda exigida mais alta, pois as taxas deles são mais altas também.

Risco do cliente é considerado alto

Ao fazer a solicitação do cartão de crédito, o banco analisa o seu score de crédito. Basicamente, ele revela o perfil financeiro do solicitante e em alguns casos a pontuação não é lá das melhores, por isso o pedido do cartão de crédito negado ocorre.

Afinal de contas, a instituição financeira quer minimizar as chances de não pagamento por parte do cliente, logo tende a não liberar o pedido quando o perfil do consumidor é considerado de alto risco.

Para melhorar a pontuação do score, por exemplo, uma dica é fazer a sua inscrição no Cadastro Positivo. Ele possibilita às instituições financeiras o acesso às suas contas básicas e, assim, é possível monitorar seus hábitos de consumo.

Conclusão

Como visto, várias são as razões para o cartão de crédito negado e muitas delas só são contornadas com o tempo. Por conta disso, cuide da sua saúde financeira, pague as contas em dia e tente ao máximo não se endividar, assim você terá acesso mais fácil aos produtos financeiros ofertados no mercado.