O WhatsApp Pay, ferramenta de pagamentos por meio do famoso aplicativo de mensagem, chegou no Brasil oficialmente em junho. O recurso será disponibilizado de modo gradual aos brasileiros, ao longo dos próximos dias.

Os primeiros testes com essa plataforma tiveram início no Brasil em junho de 2020. No entanto, o Banco Central suspendeu o processo e solicitou tempo para realizar a análise do serviço para entender se ele iria contra os princípios da competitividade e se cumpria os requisitos mínimos de segurança, transparência e agilidade estabelecidos pelo órgão. Ao final de março, a autorização final foi dada para que se começassem as operações.

Inicialmente, os pagamentos serão voltados para os usuários e pequenos negócios no mensageiro. O WhatsApp informou que está trabalhando juntamente com o Banco Central para disponibilizar também essa nova forma de pagamento para as empresas.

Mark Zuckerberg, o fundador e CEO do Facebook, empresa dona do WhatsApp, em uma mensagem publicada em formato de vídeo destacou que o Brasil é um dos primeiros do mundo a receber o serviço em razão da relevância que ele tem para a empresa.

“Agora é possível enviar dinheiro para seus amigos e familiares através do WhatsApp e é tão simples quanto enviar uma foto”, disse ele.

Detalhes e funcionamentos

O primeiro passo para que o usuário seja capaz de ativar o recurso do WhatsApp Pay no seu smartphone é atualizar o aplicativo na loja de apps do celular, a chamada PlayStore ou AppStore.

Além disso, é preciso que seja realizada ainda a configuração no Facebook Pay e em seguida é só adicionar um cartão de débito ou crédito emitido pelos bancos participantes.

No entanto, o recurso é diferente para quem deseja transferir dinheiro para um amigo ou familiar (CFP para CPF) ou transferir valores para uma empresa (CPF para CNPJ).

Caso o usuário queira fazer transferência para outra pessoa física, a funcionalidade só é permitida através do cartão de débito e funciona de modo semelhante às transferências realizadas entre banco, ou seja, não há qualquer tipo de custo.

No entanto, se a transferência for voltada para uma empresa referente à compra ou pagamento de um produto ou serviço, por exemplo, é possível fazer uso da função crédito. Nesse caso, a empresa que irá receber o valor deve fazer uso do WhatsApp Business para que a função de pagamento seja habilitado e é necessário ainda pagar uma taxa de 3,99% por cada operação feita.

Confira os bancos que já liberaram essa ferramenta

Como mencionado, não são todos os bancos que permitem que os usuários façam uso do recurso WhatsApp Pay. Apenas alguns deles permitem esse tipo de transação e hoje são eles:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Inter;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Mercado Pago;
  • Next;
  • Nubank;
  • Sicredi;
  • Woop.

Além de ser usuário de um desses cartões, o cliente deve ter o cartão com as bandeiras aceitas, que são elas hoje:

  • Mastercard;
  • Visa.

Como é feita a transferência de dinheiro pelo WhatsApp?

Como já dito por Mark Zuckerberg, a transferência de recursos pelo WhatsApp é realizada de modo muito simples, semelhante ao envio de uma imagem. Logo, não há segredos e dificuldade em operar através desse aplicativo.

Então, para que o usuário faça transferência de valores, ele deve clicar sob o ícone de clipe de papel – localizado ao lado direito. Caso a funcionalidade do WhatsApp Pay esteja disponível no aplicativo, terá claro a opção “Pagamentos” e assim basta selecioná-la e seguir o passo a passo abaixo:

  • Informar o valor da transferência;
  • Criar uma senha de 6 dígitos, chamada de PIN;
  • Informar o CPF;
  • Adicionar os dados do cartão de crédito ou débito;
  • Realizar a verificação de código via SMS, e-mail ou aplicativo do Banco;
  • Confirmar o código.

Segurança e controle de pagamento no WhatsApp Pay

Em relação à segurança das transações realizadas através desse recurso, as transferências feitas são processadas pela Cielo – empresa adquirente e especializada em operações de pagamento em todo o Brasil e referência dentro dessa área de atuação.

Desse modo, todas as operações precisam ser aprovadas por meio da biometria ou senha antes de serem realmente efetivadas, logo isso impossibilita que outras pessoas realizam transferências ou pagamento sem autorização.

Outra forma de segurança implementada pelo WhatsApp é referente ao limite de operações, assim cada pessoa pode enviar até R$ 1 mil por transações e receber até 20 transações por dia, com um teto de R$ 5 mil por mês, sendo então um modo de evitar golpes e fraudes.

Porém, todo cuidado ainda é necessário para maior segurança e o aconselhado é que os usuários não compartilhem o código de confirmação do WhatsApp, o Pin do Facebook Pay ou o código de verificação com ninguém.