Adquirir um imóvel é o sonho de grande parte dos brasileiros, uma vez que esse bem representa segurança e estabilidade. No entanto, para realizar esse objetivo, você deve economizar para comprar a casa própria e é aí que muitas pessoas se perdem.

Afinal de contas, poupar nunca é uma tarefa fácil, principalmente porque grande parte das pessoas não possuem hábitos e comportamentos financeiros saudáveis e nem sabem como administrar seus recursos financeiros de forma correta.

No entanto, você só consegue realizar esse sonho tão antigo a partir do momento que começa a economizar para comprar a casa própria e a boa notícia é que existem 5 dicas importantes que ajudam exatamente nisso. Confira agora mesmo!

1 – Corte gastos, principalmente aqueles de pouca relevância

Comprar uma casa própria é uma grande conquista. Por isso, os seus esforços devem ser focados em priorizar aquilo que é realmente relevante. Inclusive, essa é uma das partes mais difíceis de economizar para comprar a casa própria, pois fala-se aqui em cortar gastos.

Isso porque reduzir custos é a maneira mais fácil de alcançar o seu objetivo rapidamente. Logo, faça um verdadeiro pente-fino no seu orçamento e busque identificar o que pode ser cortado ou amenizado, como:

  • Serviços que você não usa totalmente, como planos de TV com mais de 100 canais, por exemplo;
  • Itens que podem ser vendidos ou até mesmo trocados por outros mais em conta;
  • Gastos recorrentes e supérfluos, como comer diariamente fora de casa.

2 – Viva de acordo com o seu orçamento

É comum e muito natural ter que abrir mão de certos luxos e coisas para alcançar aquilo que você deseja. Então, não seria diferente quando se fala em adquirir um imóvel próprio, não é mesmo?

Sabendo disso, é o momento de buscar formas de adaptar seu estilo de vida àquilo que você ganha, pois só assim você vai gastar menos e poderá realizar o sonho de ter uma casa própria. Aliás, esse é o verdadeiro segredo para se alcançar o equilíbrio financeiro e tornar reais objetivos de longo prazo.

Logo, avalie aquilo que pode ser deixado de lado, como almoços em restaurantes feitos de forma frequente, saídas na sexta-feira à noite, viagens no fim de ano e até mesmo a troca de carro. É o momento de repensar em tudo isso para comprar a sua casa própria.

3 – Busque alternativas mais em conta de lazer

Outra dica importante para economizar para comprar a casa própria é buscar alternativas mais em conta de lazer. Como se sabe, em grande parte das cidades, em especial as metrópoles, as alternativas de entretenimento são caras, como idas ao cinema ou happy hour com amigos, por exemplo.

Porém, isso não significa que você precisa abrir mão da diversão para adquirir seu imóvel, pois o lazer é fundamental para a saúde e qualidade de vida. No entanto, é preciso passar a refletir sobre os seus gastos, buscando opções que trazem a possibilidade de divertimento, sem ter um custo alto ao seu bolso.

Portanto, busque alternativas mais baratas para se divertir, como programas caseiros e visitas públicas (museu, monumentos, praças), assim você economiza sem abrir mão do entretimento.

4 – Poupe mensalmente um valor fixo

Economizar para comprar uma casa própria requer poupar mensalmente um valor fixo, principalmente se você for optar pelo financiamento, que tem quantias bem significativas de parcelas e que podem pesar no seu orçamento se não forem bem planejadas.

Isso porque diversos financiamentos comprometem em média 30% da renda do comprador. Portanto, essa é uma quantia que faz total diferença e que pode levar ao endividamento em razão do efeito “bola de neve” caso algum débito fique faltando.

Por esse motivo, para comprar o seu imóvel próprio é fundamental começar agora mesmo, comprometendo-se em poupar mensalmente 30% da renda para que seja possível financiar e até mesmo quem sabe adquirir a casa à vista, não é mesmo? Afinal, esse hábito vai ajudar na construção de uma boa reserva para o seu sonho, deixando-o preparado para imprevistos.

5 – Comece a investir para multiplicar suas economias

Um dos meios mais fáceis de economizar para comprar a casa própria é investir para multiplicar seus recursos financeiros. Independentemente do seu perfil de investidor, os investimentos trazem consigo os juros compostos e atuam assim a seu favor, de forma a trazer rentabilidade real para a sua carteira.

Isto posto, dedique um tempo para estudar sobre aplicações financeiras, o mercado de investimentos e escolha aquela opção que melhor se adequa às suas necessidades, bem como ao seu perfil.

Conclusão

É preciso economizar para comprar a casa própria, pois esse é um bem caro e que requer um planejamento financeiro cuidadoso e estratégico. Logo, use as dicas aqui mencionadas para começar hoje mesmo a poupar e realizar assim o seu sonho.