Você está gastando mais do que deveria e sente que seu trabalho não é suficiente para arcar com as suas despesas? Então, saiba que isso é um reflexo de gastos desnecessários e da ausência de planejamento financeiro. Como resultado, você acha que trabalha demais, porém não é recompensado o suficiente por isso.

No entanto, o único responsável por essa situação toda é você, que está fazendo más escolhas financeiras. Sendo assim, para te ajudar a cuidar bem das suas finanças, abaixo você encontra 5 dicas para não gastar dinheiro à toa. Confira!

1 – Anote todos os seus gastos

O principio básico de toda e qualquer forma de economizar e parar de gastar dinheiro é anotar todos os gastos, listando as despesas e as receitas. Dessa forma, é possível saber se você realmente está gastando mais do que recebe, vendo claramente para onde o seu dinheiro está indo.

Para tornar mais fácil esse processo de organização, você pode dividir seus gastos em categorias, como:

  • Despesas fixas e variáveis;
  • Gastos com delivery;
  • Ganhos obtidos com trabalhos extras, etc.

Portanto, fique à vontade para se planejar da forma que achar mais adequada e alguns aplicativos de finanças pessoais podem se tornar uma verdadeira “mão na roda”, facilitando (e muito) o seu processo de anotação.

2 – Reveja as suas despesas

Agora que você já anotou todos os gastos e receitas, é o momento de analisar com atenção para onde o seu capital está indo, pois assim será possível aprender a não gastar dinheiro à toa.

Logo, reveja mensalmente o que você teve de despesas no período e, com isso, vá fazendo cortes e redução de custos, em especial daquilo que mais tem sugado o seu dinheiro.

Nesse processo, você vai perceber que existem certos gastos que não são tão necessários e que podem ser cortados, como os almoços em shoppings diariamente, por exemplo. Além disso, outras despesas podem ser reduzidas, como o plano da TV por assinatura com mais de 200 canais que você não assiste nem 50.

3 – Cuidado com o cartão de crédito para não gastar dinheiro à toa

Este é outro ponto importante para não gastar dinheiro à toa: cuidado com seu cartão de crédito. Isso porque muitas pessoas enxergam o cartão como um dinheiro adicional, mas ele não é.

Afinal de contas, o dinheiro ali na realidade nem existe, uma vez que você terá que pagar pelos seus gastos posteriormente. Logo, jamais pense no cartão de crédito como uma extensão das suas receitas.

Fazer isso não é simples, mas você pode começar com cuidados básicos, como estabelecer um limite de gasto no seu cartão de crédito para o mês e assim que atingi-lo, fazer o bloqueio do mesmo no aplicativo para evitar usá-lo, por exemplo.

Ora, o cartão de crédito tem altos juros, sendo o principal responsável pelo endividamento dos brasileiros e podendo levar você até mesmo à inadimplência. Então, todo cuidado é pouco!

4 – Planeje as suas finanças

É aqui que entra outra dica muito importante para não gastar dinheiro à toa: planeje as suas finanças. Assim, fala-se aqui em saber o destino certo para o seu dinheiro, pois com tudo bem organizado e estruturado, as chances de você sair do controle são bem menores.

Por essa razão, tenha ciência do que você precisa comprar no mês e do quanto pode comprometer do seu salário, a regra 50 30 20 é uma boa maneira de organizar-se financeiramente, já que ela estabelece porcentagens que você deve destinar para alcançar o equilíbrio do seu dinheiro.

5 – Comece a investir

Para não gastar dinheiro à toa e ainda fazer o seu patrimônio crescer a dica é começar a investir, uma vez que esse simples hábito é capaz de mudar completamente a sua vida financeira para melhor e a sua relação com o dinheiro.

Sabendo disso, mensalmente destine um valor do seu salário para realizar aplicações financeiras e não é preciso ser uma quantia alta, o mais importante nesse primeiro momento é começar mesmo, até tornar esse comportamento um hábito.

A boa notícia é que existem diversos tipos de investimentos para quem está começando e que trazem rendimentos atrativos, com risco baixo, como Tesouro Direito e CDB, por exemplo. A partir do momento em que você estiver mais familiarizado com esse mundo, aposte em aplicações financeiras mais arriscadas e com rentabilidade maior.

Conclusão

Como visto, para não gastar dinheiro à toa você precisa de muita disciplina e dedicação, pois hábitos ruins financeiramente não são fáceis de serem abandonados e muitas pessoas levam anos e anos para livrar-se completamente deles.

Entretanto, para tornar mais simples esse processo, adote as dicas aqui repassadas e comece a transformar a sua relação com o dinheiro para melhor. Só depende de você!