Aqui no financentro.com a gente já fez algumas postagens sobre os tipos de pessoas que devemos nos esforçar para termos por perto. Mas, mais do que isso, falamos como é importante também nos esforçarmos para ser pelo menos desses tipos de pessoas.

Essas pessoas são as pessoas motivadas, as pessoas positivas e as pessoas apaixonadas – você pode ler mais sobre quem são e como se tornar esse tipo de pessoa acessando este link aqui.

Ainda, outros tipos de pessoas para se ter por perto e para ser são as pessoas agradecidas, as pessoas inspiradoras e as pessoas abertas – o link para entender melhor quem são essas pessoas é este aqui.

Na postagem de hoje, vamos falar, por outro lado, dos tipos de pessoas que devemos buscar nos afastar, e os motivos para que nos afastamos deles o mais rápido que pudermos.

 

Pessoas que só se queixam

Para identificar esse tipo de pessoa não é muito difícil. Estas pessoas geralmente não sofrem suas angústias de maneira solitária. Estão sempre em busca de alguém para com quem dividirem suas angústias.

Claro, escutar e ouvir as angústias dos outros, com empatia e abertura – tendo em mente que o que o outro sente não é o mesmo que nós sentimos, que cada um tem a sua história – é uma atitude nobre. Uma pessoa empática e aberta é daquelas pessoas que queremos e devemos ter por perto.

No entanto, é preciso entender que algumas pessoas possuem a negatividade como forma de viver. Estão sempre olhando para o lado ruim e derrotista de tudo o que as cercam. E estão sempre em busca de reclamar daquilo. 

E o pior, estão sempre em busca de alguém – não para lhe ajudar a encontrar uma solução, mas apenas para reforçar a angústia e encontrar alguém para respaldar seu pessimismo.

São pessoas, então, que encontram vários problemas para cada solução, e não o contrário. 

Uma boa atitude é tentar fazer a pessoa enxergar como o seu derrotismo e seu gosto pela reclamação pode estar atrapalhando a sua vida e a própria relação entre vocês. Se não houver mudança na atitude delas, o melhor a se fazer é tentar não deixar que o pessimismo dela te influencie.

 

Pessoas invejosas

É preciso identificar que a admiração não é uma forma de inveja. 

A admiração tem mais a ver com a inspiração. Pessoas inspiradoras são um tipo de pessoas que devemos ser e que devemos buscar para ter por perto, como já comentamos aqui no financentro.com, neste link

Mas as pessoas invejosas não agem com admiração, mas se sentem inferiores ou perdedoras. Assim, ao invés de se inspirarem em alguém, o que sentem é algo muito perigoso, a raiva de quem invejam.

Assim, é sempre importante observar se as pessoas são invejosas ou se apenas se inspiram nas outras. 

A pessoa que se inspira, quer crescer, porque se sente motivada com a situação da outra, sabe que aquela pessoa pode ser uma meta e até mesmo ajudar no seu caminho de desenvolvimento. 

Mas a pessoa invejosa se sente inferior, e por isso sente raiva. Deseja que a outra pessoa perca, e atinja o grau de inferioridade que acha que se encontra.

Por isso, nem mesmo no que chamam de “inveja saudável” deve ser tolerado por você.

 

Pessoas que se vitimizam 

A culpa é muito ruim, e deve ser esquecida. Isto porque está atrelada com o passado, com acontecimentos que não podem mais ser mudados.  

Algumas pessoas que se culpam a toda hora podem, na verdade, estar se eximindo de suas responsabilidades, colocando no passado uma culpa, perdendo tempo e energia em achar culpados ou situações para as angústias do presente.

Outro fato é que muitas das pessoas, mas não todas, que se culpam usam a culpa como forma de vitimização. Trata-se, nestes casos, de uma estratégia manipuladora, para atraírem do outro a pena.

A pessoa que se vitimiza se coloca como submissa para conseguir algum benefício. Sempre pede desculpas, até mesmo quando não têm nada a ver com a situação.

 

Pessoas psicopatas

A psicopatia é uma doença que vem sendo estudada há muito tempo. Como todas as doenças mentais e comportamentais, pouco se sabe sobre a sua origem, e muitos absurdos já foram cometidos em busca de isolar essas pessoas da sociedade. Basta colocar que os hospitais psiquiátricos surgem junto com as prisões.

Em todo caso, o sujeito psicopata tem como característica usar de sua capacidade de manipulação, e até mesmo charme, para conseguir obter benefícios.

São pessoas agressivas, sem empatia, e por isso acabam muitas vezes atingindo o perfil de liderança em empresas, pois estas características, infelizmente, são buscadas para alguns tipos de trabalhos. Por serem pessoas que não tem receito de contornar a legalidade e a ética para conseguirem seus objetivos, as vezes são os profissionais que conseguem os melhores resultados econômicos.

Porém, para relações pessoais, são pessoas que devemos nos afastar o mais rápido possível, pois elas têm enormes capacidades de nos manipular em favor de seus benefícios.