As despesas variáveis são aquelas que mudam de mês para mês, logo não são tão previsíveis, o que acaba dificultando o planejamento pessoal. Portanto, economizar em despesas variáveis acaba sendo um grande desafio para boa parte dos consumidores.

Afinal de contas, você não gasta o mesmo valor mensalmente na farmácia e no posto de gasolina, por exemplo. Então, é fácil perder o controle desses gastos e assim prejudicar o seu bolso. Entretanto, não precisa ser assim.

Isso porque, existem uma série de recomendações simples que você pode colocar em prática e que ajudam na economia das despesas variáveis. Sendo assim, abaixo estão listadas as 7 dicas principais. Confira!

1 – Comece cortando o excesso

Cortar o excesso é a primeira grande recomendação para você realmente economizar nessas despesas que variam mês a mês. Ora, é muito provável que existam gastos supérfluos e que podem ser eliminados imediatamente sem comprometer a sua qualidade de vida.

É o caso, por exemplo, daqueles “presentes” e “mimos” que você compra para si porque não foi capaz de resistir àquele desconto tão especial ofertado pela marca que você mais ama. Afinal, é bem mais importante ter uma vida financeira equilibrada e alcançar suas metas do que comprar uma camiseta da Marvel, não concorda?

Sendo assim, use aplicativos de finanças pessoais, acompanhe seus gastos e vá fazendo os cortes necessários para viver tranquilamente, sem precisar passar por “aperreios”.

2 – Deixe o carro em casa

Se você tem um automóvel em casa deve saber que existem uma série de despesas variáveis, como:

  • Estacionamento;
  • Combustível;
  • Manutenção;
  • Pedágio.

Por essa razão, uma das formas mais eficazes de realmente economizar nos gastos é deixar o seu carro na garagem sempre que for possível e assim buscar outros meios de se deslocar. Para distâncias mais curtas, por exemplo, vale a pena caminhar ou até mesmo pedalar.

No entanto, a viagem ainda pode sair barata para distâncias maiores, pois você pode usar aplicativos de motoristas, como Uber, ou o bom e velho transporte público, a depender da situação.

3 – Diminua o uso de aplicativos de comida

Não tem jeito, para economizar em despesas variáveis você vai precisar diminuir o uso de aplicativos de comida, como Ifood e Rappi. Apesar de toda a praticidade que esses apps trazem para a vida moderna, eles causam um verdadeiro furo nas finanças pessoais, logo todo cuidado é pouco.

Isso porque, ao pegar a fatura do seu cartão de crédito você pode se deparar com gastos enormes oriundos desses aplicativos e fica difícil realmente se organizar financeiramente sem ter o total controle dessas despesas.

Por essa razão, a dica é limitar a utilização desses apps, recorrendo ao uso deles apenas em momentos de emergência, onde não seja possível preparar a sua própria refeição.

4 – Receba mais seus amigos em casa

“Rolês” fora de casa pesam bastante no orçamento, pois entre uma cerveja e um petisco você vai perdendo o controle dos gastos e quando percebe, estourou o limite do cartão de crédito. Porém, não precisa ser assim, pois existem alternativas eficazes para se divertir.

Nesse caso, a dica é trocar as noites de ostentação que acabam com o seu dinheiro por encontros de amigos em casa, onde você consegue se planejar melhor e gastar bem menos com os preparativos. É uma opção divertida e que rende boas memórias a todos os envolvidos.

5 – Faça você mesmo

O faça você mesmo, conhecido como DIY (Do It Yourself) é uma ótima maneira usar a criatividade e ainda economizar em despesas variáveis. Afinal, ao “colocar a mão na massa”, você pode poupar de diversas maneiras, como:

  • Cozinhando sua própria comida e abrindo mão do delivery;
  • Aprendendo técnicas de artesanato para decorar a sua casa em vez de comprar tudo em lojas pela internet;
  • Cuidar do seu próprio cabelo, evitando gastar mensalmente no salão de beleza.

6 – Adote hábitos mais conscientes

Outra dica bem útil para economizar em despesas variáveis é adotar hábitos mais conscientes, que nem sempre são colocados em prática, mas que fazem uma diferença enorme para o seu bolso, como, por exemplo:

  • Desligue as luzes que ficam acesas na sua casa sem necessidade;
  • Reutilize a água;
  • Retire os aparelhos da tomada após o uso.

7 – Acompanhe seus gastos de perto

Por fim, você só vai ser capaz de realmente economizar nos gastos variáveis quando fizer o acompanhamento de perto das suas despesas, pois isso permite enxergar de forma clara como está seu orçamento financeiro.

Dessa forma, anote absolutamente todos os seus gastos do mês, monitorando cada despesa feita e determinando um limite mensal, tentando assim ao máximo não o ultrapassar.

Conclusão

Economizar em despesas variáveis pode ser um desafio, porém atitudes simples são capazes de garantir uma grande economia para a sua conta. Portanto, é o momento de colocar em prática todos os conselhos vistos aqui, seu bolso agradece.