Ter mais rentabilidade nos investimentos é um objetivo de todo e qualquer investidor, não é mesmo? Afinal de contas, o hábito de realizar aplicações financeiras mensalmente tem um único objetivo: fazer com que seu patrimônio cresça!

O bom é que existem diversas estratégias simples que podem ser usadas para tornar os seus aportes mais rentáveis, trazendo assim mais lucratividade para você. Então, abaixo estão listadas as principais. Confira agora mesmo!

Conheça seu perfil de investidor

É importante sempre enfatizar que antes da tomada de qualquer decisão envolvendo seus investimentos, é importante entender qual é o seu perfil de investidor. Isso porque as decisões de aplicações financeiras dependem exclusivamente do risco que você está disposto a correr.

Por essa razão, antes mesmo de começar a investir é fundamental conhecer em qual perfil você se encaixa, pois isso vai ajudar na definição dos seus objetivos financeiros e atitudes em relação aos seus aportes, auxiliando até mesmo na escolha dos investimentos mais adequados.

Considere a inflação para ter mais rentabilidade nos investimentos

A inflação impulsiona a economia e ela afeta a vida de todas as pessoas, mesmo que nem sempre se tenha consciência disso. Quando os preços aumentam, por exemplo, mas o salário se mantém estático, as pessoas percebem que perdem o poder de compra, bem como a qualidade de vida. Então, essa é a forma mais simples de explicar como a inflação afeta a todos.

No entanto, é importante ressaltar que ela também nem sempre é uma vilã. Na realidade, a economia equilibrada precisa de uma inflação também equilibrada. Logo, a inflação alta é um perigo, assim como a inflação baixa também. Isso porque, a alta eleva as taxas de juros, enquanto a baixa leva a taxas de juros mais baixas.

Então, considere um exemplo simples sobre a importância da inflação na rentabilidade das suas aplicações financeiras: ao depositar capital em um investimento que entregue taxa de 5% ao ano e a inflação acumulada nesse período for de 2%, seu retorno real também será de 2% ao ano.

Caso a inflação seja maior, nessa situação, o resultado será negativo, uma vez que o dinheiro terá perdido o seu valor, fazendo com que essa aplicação não tenha qualquer tipo de rendimento.

Entenda os juros compostos

Para ter mais rentabilidade nos investimentos é preciso ainda analisar o retorno potencial aguardado nas suas aplicações financeiras. Para isso, você ainda precisa entender o funcionamento dos juros compostos para calcular o rendimento, uma vez que quase todas as opções disponíveis no mercado financeiro funcionam desse modo.

Caso não saiba, os juros compostos podem ser conceituados como os juros calculados em cima do capital inicial e também sobre os juros acumulados de períodos passados. Portanto, imagine isso como um ciclo de “juros sobre juros” que pode contribuir para o aumento da sua rentabilidade rapidamente.

Por exemplo, se você ganha 5% de juros anuais, uma aplicação de R$ 1 mil renderá R$ 50,00 em um ano. O que ocorre no ano seguinte? Você terá juros sobre o valor aplicado inicialmente e sobre os juros que faturou. Então, é aí que entram os juros compostos.

Saiba calcular a rentabilidade dos seus investimentos

A rentabilidade pode ser definida como o percentual de valorização em relação ao montante investido. Por esse motivo, saber como calcular a rentabilidade é algo importante na vida de qualquer investidor, mesmo aqueles que estão iniciando agora.

Assim, para estabelecer se retorno ROI é satisfatório você deve usar a seguinte fórmula, que estabelece a proporção ou porcentagem:

ROI = (Valor final do investimento – valor inicial do investimento) / valor inicial do investimento

Então, realizar o cálculo da rentabilidade auxilia o investidor a comparar as aplicações financeiras de riscos diferentes e retornos e também comparar a rentabilidade de um aporte financeiro com a inflação do período. Isso é muito importante para ter mais rentabilidade nos investimentos.

Não esqueça de diversificar para ter mais rentabilidade nos investimentos

Todo investidor precisa entender a importância da diversificação nos seus aportes financeiros. O mercado oscila com muita rapidez, o que significa que um cuidado prévio se faz necessário. E é exatamente disso que se trata a diversificação: precaver-se das mudanças do mercado financeiro.

Independentemente de quão bom esteja o desempenho dos seus ativos é fundamental certificar-se de que eles estão apresentando percentuais apropriados, sendo investimentos da renda fixa ou renda variável. Essa prática ajuda a diminuir as perdas que invariavelmente podem acontecer.

No mais, lembre-se que diminuir as perdas durante um período baixo é tão relevante e necessário quanto maximizar seus ganhos em um período com taxa alta no mercado.

Conclusão

Ter mais rentabilidade nos investimentos pode ser uma tarefa complicada. No entanto, à medida que você aplica essas dicas, vai estudando e conhecendo mais sobre o mercado financeiro, se torna tudo mais simples e intuitivo.