Liquidez nada mais é que a capacidade de transformar o seu ativo financeiro em dinheiro. Logo, quando se fala em investimentos com liquidez diária isso significa que é possível fazer a venda de forma fácil ou resgatar o valor a qualquer momento, tendo o dinheiro na sua conta imediatamente ou em poucos dias.

Portanto, essa é uma característica bastante valorizada pelos investidores, em especial nos momentos de crise e por aqueles de perfil mais conservador. Afinal, é reconfortante saber que você terá acesso ao seu dinheiro a qualquer momento, principalmente quando há uma necessidade iminente.

No entanto, é importante entender que a liquidez alta, em grande parte das vezes, não está associada a alta rentabilidade. Assim, os investidores que optam por aplicações financeiras com essa característica, naturalmente abrem mão de um grande retorno. Inclusive, isso é ainda mais evidente quando o regaste do ativo é feito antes do tempo, porém não é uma regra.

Em todo caso, confira abaixo as melhores opções de investimentos com liquidez diária e que apresentam uma rentabilidade boa, adequada ao tipo de aplicação. Veja!

Títulos públicos

Os títulos públicos federais, que são negociados no Tesouro Direto, são aplicações financeiras mais conservadoras, uma vez que os riscos são baixíssimos. De forma grosseira e direta, existem três tipos de títulos públicos, são eles:

  1. Pós-fixados – estão atrelados à taxa Selic;
  2. Prefixados – pagam uma taxa acordada no momento do investimento;
  3. Atrelados a inflação – que paga uma taxa prefixada mais a variação do IPCA.

Em todos os casos mencionados aqui, esse é um investimento de liquidez diária, pois o Governo se compromete a fazer a recompra dos papéis todos os dias. Porém, é preciso ter em mente que a rentabilidade obtida quando se faz a venda de um título público não é necessariamente igual à contratada no momento da compra.

Isso porque todos os títulos públicos sofrem com a marcação do mercado e seus preços variam segundo as perspectivas para a taxa básica de juros. Assim, a venda antes da data de vencimento pode resultar em uma rentabilidade até mesmo negativa, caso o preço da venda seja menor do que o da compra. Ora, apenas levando o investimento até a data final dele é que o investidor tem a garantia de receber a rentabilidade que lhe foi prometida.

Fundos de Investimentos

Os fundos de investimentos também entram na lista de melhores opções de investimentos com liquidez diária. Porém, nem todos apresentam essa característica, mas existem fundos de boa liquidez em todas as categorias e níveis de riscos.

Fundos de investimentos conversadores, por exemplo, como os fundos DI, em geral apresentam uma alta liquidez – o investidor recebe o dinheiro no mesmo dia da solicitação de resgate.

Nesse caso, as aplicações são feitas em papéis de renda fixa de baixo risco, onde a rentabilidade está atrelada ao CDI ou Selic. Portanto, são opções interessantes para quem está em busca de um investimento conservador com liquidez alta, capaz de ter um rendimento bem superior à poupança.

Fundos de renda fixa menos conservadores, como aqueles que aplicam em títulos de dívida de empresas ou em papéis cuja rentabilidade está atrelada à inflação, não costumam ter como característica a liquidez diária.

Ainda assim, eles podem ter uma liquidez interessante, pagando ao cotista em poucos dias a partir da solicitação de resgate. Em alguns fundos, o investidor consegue ter acesso aos recursos financeiros no dia seguinte ao pedido, já em outros, leva-se de 2 a 5 dias. A mesma situação acontece em fundos de investimentos de alto risco, onde a rentabilidade é mais elevada.

Certificados de Depósitos Bancários (CDBs)

O CDBs se tratam de títulos da renda fixa que são emitidos por bancos. Logo, se tratam de investimentos bastante conversadores, uma vez que contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para investimentos de até R$ 250 mil por CPF em papéis de uma mesma instituição financeira.

Esses títulos tendem a apresentar uma liquidez diária sem que haja perda de rentabilidade para quem realiza o resgate antes do tempo. Os CDBs com essas características, em geral, fazem o pagamento de um percentual de no máximo 100% da taxa CDI, indicador que tende a ficar bem perto da taxa básica de juros, a Selic.

Para ganhar mais de 100% do CDI investindo em CDB, os bancos emissores exigem que o cotista abra mão da liquidez alta, permanecendo com o papel por um prazo estabelecido. CDBs prefixados ou com a rentabilidade associada à inflação também tendem a exigir um prazo mínimo de investimento para pagar o valor prometido.

Os CDBs estão entre os melhores investimentos com liquidez diária para os investidores que estão em busca de produtos conservadores, capaz de ter uma rentabilidade superior à poupança.

Conclusão

Agora você já conhece as melhores opções de investimentos com liquidez diária e é válido analisar cada uma delas para escolher a opção mais adequada ao seu perfil.