Quando se fala em investir em renda variável, é comum que surjam diversas inseguranças, tabus e até mesmo o medo. No entanto, você está a par dos motivos para manter uma parte do seu capital aplicado nessa modalidade? Se conhecesse você começaria a aplicar agora mesmo!

Afinal de contas, uma das principais vantagens dos investimentos na renda variável é o potencial enorme de ganhos, o que torna a sua carteira bem mais diversificada e rentável, ainda que o risco seja maior, mas ainda vale a pena.

Entretanto, se você ainda se sente inseguro e com certo receio de começar a investir na renda variável, abaixo estão 6 bons motivos para você começar a apostar nessa modalidade e não se prender somente à renda fixa. Confira!

1 – É possível começar com quantias pequenas

Esqueça essa história de que para realizar investimentos na renda variável é necessário ter muito dinheiro disponível, pois essa é uma grande mentira. No mercado de ações, por exemplo, você consegue acessar vários ativos tendo pequenas quantias.

Isso porque a bolsa de valores não estabelece um valor mínimo para se aplicar. Logo, você encontra várias ações com os mais diferentes valores. Inclusive, se preferir, é possível apostar no mercado fracionário, adquirindo pequenas frações das ações.

2 – Investir na renda variável é fácil

Muitas pessoas ficam inseguras com a parte operacional dos investimentos na renda variável, ou seja, no processo de emitir a ordem para a compra e venda dos papéis. Contudo, fazer isso através da bolsa de valores, por exemplo, é muito fácil e simples. Aliás, esse é o ponto mais fácil no momento de aplicar na renda variável.

Ora, o maior desafio presente nessa modalidade é encontrar uma estratégia que funcione e, assim, segui-la de forma constante. Afinal, é esse detalhe que determina os seus resultados no mercado de ações ao longo prazo. Todavia, até isso é fácil driblar, pois as corretoras de valores disponibilizam gestores experientes que ajudam no melhor desempenho das suas aplicações na renda variável.

3 – Diversificação

Um dos detalhes que mais atrai as aplicações na renda fixa é a diversificação, pois para que a carteira de investimentos seja realmente boa ela precisa contar com diversas opções do mercado financeiro, mas isso também é possível na renda variável.

Inclusive, se você faz investimentos somente na renda fixa, por exemplo, automaticamente se tem o forte risco de sofrer com a queda e até mesmo o corte dos juros, mas na Bolsa de Valores é possível se beneficiar dessa oscilação, pois você lucra com a queda e o aumento, o que equilibra a sua carteira de aplicações.

4 – Liquidez é um bom motivo para investir na renda variável

Entre as mais diversas vantagens de aplicar na renda variável está a liquidez dos seus papéis. Isso quer dizer que ao optar por esse tipo de investimento você tem a possibilidade de receber em qualquer prazo, até no mesmo dia, o que é conhecido como “day trade”. Ao contrário de algumas opções de investimento da renda fixa, onde é exigido que o seu capital fique investido por longos períodos de tempo, até a data de vencimento do ativo.

5 – Possibilidade de altos rendimentos

Esse é um dos principais motivos para investir na renda variável: a possibilidade de altos rendimentos, que, inclusive, são bem superiores às aplicações na renda fixa. Só para se ter ideia, existem investidores com uma rentabilidade tão alta que vivem apenas dela, os chamados dividendos. Contudo, é necessário ter em mente que na renda variável os objetivos precisam ser de longo prazo para se ter esses resultados.

Além disso, existem os perigos envolvendo esse mercado, já que a alta rentabilidade está atrelada a maiores riscos também, mas é possível começar com pouco, se adaptando e conhecendo bem esse mundo para assim realizar aportes financeiros maiores.

6 – Você pode faturar além das valorizações dos ativos

Ao comprar uma ação de uma empresa você passa a ser um de seus sócios. Então, dependendo do tipo de participação, a companhia terá que realizar o pagamento dos chamados dividendos. Ora, a partir do momento que você é sócio de uma empresa, deve receber parte dos seus lucros, não é mesmo?

Desse modo, você terá a chance de ganhar de duas formas diferentes com essa aplicação:

  1. Na valorização dos papéis;
  2. No recebimento dos dividendos.

É claro que você deve consultar quais são as empresas que pagam dividendos, bem como o valor necessário para começar a participar dessa divisão de lucros para aumentar seus ganhos e resultados.

Existem bons motivos para investir na renda variável hoje, mas é importante compreender que ela apresenta seus riscos. Logo, comece com pouco, fazendo aportes baixos e conhecendo essa nova modalidade até se sentir seguro para expandir ainda mais a sua carteira.