Ao começar os seus investimentos na renda variável, é bem provável que você esteja em busca das melhores ações da bolsa, não é mesmo? Ora, elas são aquelas que prometem maior retorno financeiro para os seus cotistas, logo atraem bastante atenção.

Entretanto, é importante mencionar que encontrar as melhores ações não é uma tarefa tão fácil assim. Isso porque, o investidor deve fazer uma análise de vários aspectos importantes para definir se vale a pena ou não investir no papel desejado.

Em todo caso, pensando em ajudar você, abaixo estão algumas informações e dicas fundamentais sobre como encontrar as melhores ações da bolsa e assim ter rendimentos interessantes. Confira agora mesmo!

Mas afinal, quais são as melhores ações na bolsa?

As melhores ações para você investir na bolsa de valores são aquelas que garantem os melhores resultados dentro da renda variável, ofertando um rendimento financeiro alto para os seus cotistas. No geral, esse retorno pode vir através da valorização dos papéis ou até mesmo pela distribuição de dividendos.

Não é à toa que muitas pessoas ficam interessadas em encontrar as melhores ações e oportunidades na bolsa. Isso porque, o objetivo de investir é sempre o mesmo, em especial na renda variável, ganhar dinheiro.

Contudo, apesar de parecer ser uma resposta simples que pode ser encontrada facilmente, descobrir as ações mais rentáveis não é algo simples. Afinal, a renda variável é incerta, dependendo de vários fatores internos e externos das empresas.

Do lado interno, por exemplo, os profissionais analistas do mercado estão propensos a realizarem projeções para companhias e serem decepcionados, pois os índices podem surpreender negativamente com números abaixo dos projetados.

Por sua vez, ainda há as questões externas, como:

  • Câmbio;
  • Taxas de juros;
  • Variações da demanda pelo produto.

Apesar de todos esses fatores, muitos investidores questionam se é possível mesmo encontrar boas oportunidades dentro da bolsa de valores. A resposta para essa pergunta é sim. Apesar de não ser fácil, com análise, estudo e conhecimento, você é capaz de aplicar nos melhores papéis.

Inclusive, a maior prova disso são os investidores reconhecidos pelos resultados incríveis auferidos tendo como base a escolha das melhores ações na bolsa de valores.

Então, como encontrar as melhores ações?

Depois de compreender a dificuldade, mas de entender que é possível, é importante saber que existe uma série de características que apontam que uma dada ação tem uma excelente rentabilidade. Com isso, o investidor fica mais próximo de descobrir boas oportunidades. Sendo assim, veja abaixo como identificar as melhores ações da bolsa.

Alta rentabilidade

A primeira característica das melhores ações hoje da bolsa de valores é a alta rentabilidade financeira que elas apresentam. Em outras palavras, elas são empresas capazes de gerar bons retornos com menos capital.

Dessa maneira, quanto maior for o rendimento, maior também é a capacidade da empresa de gerar mais retorno para os seus cotistas com menos recurso alocado. Obviamente que as empresas com essa capacidade apresentam melhores investimentos quando comparadas àquelas que precisam de muito capital para garantir um retorno menor.

Então, para medir essa rentabilidade, há dois principais indicadores, são eles:

  1. ROI: retorna o percentual de retorno em relação ao custo de um investimento;
  2. ROE: retorna o percentual de lucro em relação ao patrimônio dos sócios.

Portanto, uma das melhores maneiras de encontrar as ações excelentes na bolsa de valores é filtrar com os melhores indicadores de rendimento. Desse modo, o investidor vai selecionar aquelas que geram maior retorno com menos recursos aplicados.

Crescimento elevado

Além da rentabilidade, outra maneira de encontrar as melhores ações da bolsa é se atentar ao crescimento delas. Afinal de contas, empresas que se expandem ao longo do tempo apresentam excelentes investimentos.

Nesse sentido, o indicado é tentar encontrar companhias que são pequenas na atualidade, mas que dão sinais de que serão grandes no futuro. Com isso, durante o crescimento, o investidor será capaz de faturar com a valorização das ações no mercado.

Para encontrar as corporações com crescimento elevado, é preciso observar o CAGR (Compound Annual Growth Rate), pois é esse o indicador que mostra a taxa anual de crescimento. Apesar de ele camuflar a volatilidade, uma vez que interpreta os retornos como se ocorressem a uma taxa constante, ainda é o índice mais utilizado nesse sentido.

Valuation atrativo

Por fim, uma das características que apontam para uma excelente ação é o valuation atrativo, pois de nada adianta a empresa ter uma boa rentabilidade e um crescimento elevado, se o seu preço está muito acima do que realmente vale.

Logo, para avaliar esse detalhe o investidor deve verificar alguns indicadores importantes, como:

  • P/L (Preço Lucro) – relação entre o valor do mercado e lucro líquido;
  • P/VPA (Preço Valor Patrimonial) – relação entre o valor do mercado e o valor patrimonial;
  • EV/Ebitda – demonstra o valor da firma com relação ao seu Ebitda contábil.

Conclusão

Agora você já sabe o que analisar e se atentar para encontrar as melhores ações da bolsa. Com certeza a partir dessas dicas será bem mais fácil ter uma alta rentabilidade com suas aplicações financeiras na renda variável.