É importante investir considerando o tempo para garantir a estabilidade financeira a curto e longo prazo. No entanto, existem muitas dúvidas sobre onde aplicar levando em consideração esse fator, o que é comum até mesmo entre aqueles que são mais experientes nesse assunto.

Afinal de contas, aplicar o seu capital deve ser feito a partir de várias análises, como a quantidade de capital disponível para investir, o tempo que você está disposto a deixar essa quantia rendendo e o objetivo do aporte financeiro. A partir disso é que você consegue optar por investimentos adequados e seguros às suas metas.

Dessa maneira, como uma forma de facilitar as suas escolhas, confira abaixo onde investir considerando o tempo: as melhores opções para curto e longo prazo!

Investimento para curto prazo

Os investimentos para curto prazo são aqueles que garantem retorno financeiro em 1 ano, isso segundo o conceito estabelecido na contabilidade. Logo, as metas para esse caso podem ser:

  • Fazer uma viagem de férias;
  • Reformar ou trocar os móveis da casa;
  • Dar entrada na compra de um carro.

Com relação ao perfil de investidor para essas aplicações é, especialmente, o conservador e moderado. Afinal, são perfis que não querem correr muito riscos e procuram segurança nos seus aportes financeiros. Então, confira os melhores investimentos considerando o curto prazo!

LCI e LCA

LCI são as Letras de Crédito Imobiliário e se tratam de títulos emitidos pelas instituições financeiras que visam estimular o mercado imobiliário. A grande vantagem desse investimento é a isenção no Imposto de Renda, o que faz com que haja um aumento na rentabilidade para o investidor. Além disso, os riscos no LCI são baixos.

Você também tem o LCA – Letras de Crédito do Agronegócio, como outra opção para investir considerando o tempo curto. As particularidades dele são semelhantes ao LCI, o que muda apenas é a finalidade, visto que o LCA são títulos emitidos para fomentar o agronegócio. Em ambas as aplicações, o prazo mínimo para ter acesso ao valor aplicado é de 90 dias.

CDB

O CDB, chamado de Certificado de Depósito Bancário, é um investimento de risco baixo, ideal para quem busca aplicar o capital independentemente do tempo. Afinal, um dos grandes benefícios dele é a liquidez diária, mas para ter uma boa rentabilidade é interessante manter o aporte pelo máximo de tempo possível.

Assim, hoje você encontra dois títulos de CDB:

  • Prefixados – rentabilidade já conhecida no momento da aplicação;
  • Pós-fixado – atrelado a um indexador, geralmente o CDI (Certificado de Depósito Interbancário)

Investimentos para longo prazo

Investir considerando o tempo maior é uma prática recomendada para quem busca acessar o dinheiro em um prazo mais longo e ter uma rentabilidade maior. É interessante que esses investimentos estejam atrelados a metas, como:

  • Comprar uma casa;
  • Pagar a faculdade do filho;
  • Garantir a aposentadoria.

Ações

Se você tem o perfil de investidor mais arrojado e não se preocupa em correr riscos, desde que tenha alta rentabilidade, as aplicações em ações na bolsa de valores são uma excelente alternativa. Entretanto, pesquise bastante sobre a empresa de que você deseja adquirir os papéis e alguns fatores são mais importantes nesse quesito, como:

  • Histórico de preços do passado;
  • Credibilidade;
  • Solidez;
  • Potencial de expansão.

No mais, para amenizar os riscos existentes nesse tipo de aplicação, é fundamental estudar e acompanhar a oscilação da bolsa de valores e das ações, especialmente na área em que você investir. A partir do momento que você fica bem informado, mais fácil será realizar aportes conscientes.

Tesouro Direto

Investir considerando o tempo longo no Tesouro Direto é também uma boa alternativa, visto que nele você encontra opções de resgate de longo e médio prazo, com títulos de vencimento de 2 anos e outros 10 anos. Além disso, o risco aqui é baixo, uma vez que a emissão desse título é de responsabilidade do Governo Federal.

Assim como o CDB, você encontra títulos do Tesouro Direto prefixados e pós-fixados. Inclusive, se você quer fugir da queda dos juros e da inflação, por exemplo, o ideal é apostar nos prefixados. Por fim, o Imposto de Renda nesses títulos vai decrescendo à medida que a aplicação é mantida.

Debêntures Incentivados

Por fim, você ainda tem os Debêntures Incentivados, que consiste em títulos emitidos pelas empresas que fazem obras. Logo, nesse caso, você empresta capital para ser utilizado na construção de uma obra de infraestrutura.

Investir considerando o tempo mais longo em debêntures é interessante porque os valores dos papéis são modificados de acordo com a inflação ou com a taxa básica de juros. No entanto, é importante citar que essa aplicação não é protegida pelo FGC, logo, caso a empresa dê calote, não será possível fazer o resgate do valor aplicado.

Conclusão

Agora você já sabe onde investir considerando o tempo: curto e longo prazo. Analise bem as suas opções e aplique seu capital naquele aporte que esteja mais atrelado ao seu perfil de investidor e objetivos.